![]() |
Após aprovação por duas votações na Câmara de Vereadores, foi vetado pelo executivo, e submetido para anuência da Câmara antes do recesso, onde foi mantido o veto pela maioria dos vereadores, que já aviam aprovado por duas vezes o projeto. Eles confirmaram o entendimento do executivo, que o Estatuto criado pela GM, cujo assessoria jurídica foi do dois poderes, não está compatível com o que a Câmara e Prefeitura preveem para a cidade.
A Lei Nº13.022/2014 consagra diversas atribuições às guardas municipais, tornando-as um importante órgão dentro do cenário da segurança pública de nosso país. Em verdade, a Lei diploma positiva um papel que, na prática, já era prestado pelas guardas municipais em diversos lugares deste país, em que nem sempre o aparato estadual de polícia preventiva conseguia estar presente de forma satisfatória.
De acordo com o presidente da Associação dos Guardas Municipais de São Gonçalo, Cláudio Pereira, o Estatuto foi criado com o auxílio da assessoria jurídica do Legislativo e Executivo, foi analisado pelos vereadores e aprovado em duas votações. Para Cláudio, "o veto do Executivo e mudança de postura do Legislativo tem cunho político e está desrespeitando a Lei e atingindo não só a Guarda Municipal como toda população da cidade, que precisa de uma GM legalizada e estruturada em todos sentidos. No momento, até o fardamento e alguns cursos estão sendo financiados pelos próprios guardas". Ainda de acordo com o presidente da associação, no próximo ano (2017), a categoria continuará trabalhando em busca da criação de seu Estatuto.
Há cerda de trinta dias os Guardas Municipais tiveram o veículo (viatura) retido para manutenção, a pedido do executivo da cidade, e segundo informações dos guardas não há previsão de quando será devolvido a GM. O carro já foi visto passando pelo centro da cidade. Sem a viatura, rondas preventivas nas escolas, bairros e localidades rurais da cidade ficam suspensas.
![]() |
Carro utilizado pela Guarda Municipal de São Gonçalo na oficina há cerca de 30 dias |
0 Comentários:
Postar um comentário