Este é o segundo módulo do curso. Com a atividade, os gestores participantes irão repensar o currículo e o Projeto Político Pedagógico (PP) das unidades escolares em que atuam, no sentido de contribuírem para o fortalecimento da modalidade. “Este encontro é essencial para os gestores, pois estão adquirindo novos conhecimentos teóricos e práticos para a implementação de uma gestão embasada nas concepções participativas e democráticas da Educação do Campo”, explica Cássia Margarete dos Santos, técnica da Coordenação de Educação do Campo da Secretaria da Educação do Estado.
Para a diretora Márcia Maria de Oliveira Almeida, do Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, localizado na cidade de Antônio Cardoso (141 km da capital), a formação é muito importante. “A Escola do Campo tem a função de educar para além dos muros da escola e, por isso, deve-se estender a escola para a comunidade e romper com os isolamentos históricos. É preciso pensar a Escola do Campo como um sistema, em rede, com olhares contemplando diversas dimensões, buscando atender as diferentes demandas, de acordo com cada especificidade”, afirma a gestora.
Já o diretor Sérgio Andrade Garrido, do Colégio Estadual João Baptista Carneiro, localizado no distrito de Ipuaçu (135 km de Salvador), acredita que a formação “é uma forma de compreender a identidade cultural, buscando a transformação social para as crianças, jovens e adultos do Campo Brasileiro”, destaca.
Educação Campo – Na Bahia, a Educação no Campo está presente nos 417 municípios baianos, em 705 escolas e 595 anexos. Dentre as ações desenvolvidas destacam-se: formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas do campo, implantação do Programa de Bibliotecas Rurais – Arca das Letras, Programa Estadual de Apoio técnico financeiro às Escolas Famílias Agrícolas (EFAs), formação de professores que atuam em escolas/classes multisseriadas - PRONACAMPO/Escola da Terra e outras.
ASCOM
Secretaria da Educação do Estado da Bahia