![]() |
No esporte de Orientação, o atleta precisa passar por pontos de controle marcados em um determinado terreno no menor tempo possível, utilizando um mapa e uma bússola. Para a prática da modalidade, são utilizados cenários naturais atrelando o esporte à preservação do meio ambiente.
Esta não é a primeira vez que a jovem atleta ganha destaque em campeonatos. Ela é bicampeã no Campeonato Metropolitano e no Campeonato Baiano, nos quais competiu em 2015 e 2016. No próximo mês, a estudante participará mais uma vez das competições, podendo levar para casa mais troféus e conquistar o título de tricampeã. Além disso, também irá participar da Copa Nordeste de Orientação, que será realizado em dezembro, na Paraíba (PB).
Geovana Teles, que pratica o esporte desde 2014, está radiante com o resultado. “Foi surreal! Nunca pensei que algum dia eu poderia ser campeã brasileira de orientação e estou muito feliz. Minha expectativa é de manter o ritmo e continuar buscando a vitória”, diz empolgada, para competir nos próximos campeonatos.
![]() |
Esporte em família - O foco, a força e a determinação de Geovana vem da família. Além dela, o irmão mais velho, Guilherme, também participa dos campeonatos. Todos são inspirados na mãe Erika Teles. É que além de ser a principal torcedora dos filhos, Erika é a treinadora e também atleta. Outra função que ocupa é de professora de Ciências no Colégio Assis Chateaubriand. Mestre em Ciências Ambientais e fisioterapeuta, a professora Érica alia os conhecimentos técnicos e a paixão pelo esporte para melhorar, ainda mais, a performance dos filhos. Ela não esconde o orgulho das conquistas que estão chegando.
“Geovana é uma garota muito aplicada e determinada. A prática esportiva melhorou ainda mais o seu desempenho na escola, porque desenvolve o raciocínio lógico, a autoestima, as relações interpessoais, além de ajudar nas disciplinas, pois o esporte possui uma linguagem interdisciplinar. No campeonato, o atleta precisa fazer uma leitura de mapas e códigos para que possa tomar decisões rápidas e definir a melhor rota do percurso a ser corrido e, isso, melhora a compreensão de localização”, ressalta Erika, sobre os benefícios do esporte.
Secretaria da Educação do Estado da Bahia