![]() |
O subsecretário da Educação do Estado Nildon Pitombo, que visitou a Casa Educar para Transformar, falou sobre a importância da participação dos estudantes na FLICA. “É um prazer muito grande para a Secretaria da Educação apoiar e dar todo o suporte necessário para que os estudantes, professores e gestores participem de eventos como este. Incentivamos estas capacidades artísticas, com suas múltiplas formas de linguagem. Tenho certeza de que este momento permanecerá na memória ativa destes estudantes e que, de alguma forma, os incentivem à multiplicação da arte”, afirmou.
A estudante Pâmela Andrade, 16, 3º ano, do Colégio Estadual Gastão Guimarães, em Feira de Santana, foi com os colegas passar o dia em Cachoeira. Na Casa Educar para Transformar, fez questão de ver a exposição das obras do projeto Artes Visuais Estudantis (AVE). “Estar na FLICA já é legal e ter seu quadro exposto deve ser muito bom. Uma sensação de dever cumprido e reconhecimento. As obras estão lindas e todos estão de parabéns”, destacou.
![]() |
Já Matheus Peixoto, 20, 3º ano, do Colégio Modelo de Botuporã, foi selecionado no Projeto Tempos de Artes Literárias, em 2016 e está participando do Sarau Literomusical declamando poesias. “A princípio, eu estava bem nervoso, mas quando cheguei aqui, comecei a declamar e relaxei. Este espaço tem uma energia muito boa. Estou encantado”, afirmou.
Muita gente aproveitou a programação da Secretaria da Educação do Estado na FLICA conversar com o cineasta convidado, Caco Monteiro. Na Casa Educar para Transformar, Caco participa do ‘Papo de Cinema’, juntamente com o estudante, também convidado, Kéfas Matos, que foi destaque pela produção de audiovisuais, pelo projeto Produção de Vídeos Estudantis. Caco Monteiro falou sobre a importâncias destes projetos. “É sempre um prazer participar de qualquer evento que estimule a arte na escola. Participar de atividades com os estudantes da escola pública e conversar sobre arte, sobre cinema, literatura com eles, é bem legal”.
![]() |
Na programação, constam apresentações do Black Dance, grupo de dança de rua e de teatro do Colégio Estadual Elisabeth Chaves Veloso, localizado em Salvador. Na Tenda Literária, outro espaço da Casa, acontecem oficinas literárias e ‘De olho no Braile’ sobre leitura braile, com a coordenação de Educação Inclusiva da Secretaria da Educação do Estado. No espaço, são realizadas, ainda, oficinas artísticas para a confecção de máscara.
Veja a programação da Educação Bahia na FLICA
Sexta-feira (6/10)
9h às 20h - Exposição das criações estudantis do AVE e do EPA
9h às 20h - Oficina artística de confecção de máscaras
9h às 11h - Tenda Literária - Oficinas literárias e Oficina ‘De olho no Braile’.
9h às 19h - Mostra de Livros - Coleção Pactos de Leituras (autores baianos) - Edital de Literatura Infantil (Praça Teixeira de Freitas)
9h/14h/19h - Cantinho de leitura e contação de histórias (Praça Teixeira de Freitas);
14h às 15h - Encontros literários;
17h às 18h - Black Dance;
17h30 às 18h30 - Sarau líteromusical
Sábado (7/10)
9h às 20h - Oficina artística de confecção de máscaras;
9h às 12h - Tenda literária - Oficinas literárias;
9h às 19h - Mostra de livros - Coleção Pactos de Leituras (autores baianos) - Edital de Literatura Infantil (Praça Teixeira de Freitas);
9h/14h/19h - Cantinho de leitura e contação de histórias (Praça Teixeira de Freitas);
14h às 15h - Encontros literários;
17h às 18h - Black Dance;
18h às 19h - Sarau líteromusical.
Domingo (8/10)
9h às 10h - Black Dance;
9h às 12h - Mostra de livros - Coleção Pactos de Leituras (autores baianos) - Edital de Literatura Infantil (Praça Teixeira de Freitas).
Fotos: Joseane Bonfim
ASCOM
Secretaria da Educação do Estado da Bahia