![]() |
Segundo Jaqueline Porto, Secretária de Saúde, durante as consultas acontecerá a triagem dos pacientes e, nos casos onde a doença for detectada, será feita a distribuição do colírio para o tratamento. “Em nosso município temos muitas pessoas com histórico de glaucoma na família. Fatores étnicos e hereditários contribuem para o desenvolvimento da doença. Daí a importância deste mutirão”, disse.
O Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico. O portador não sente alteração na visão ou qualquer tipo de incômodo no início. Trata-se de uma doença assintomática e se não tratada pode causar danos irreversíveis à visão, podendo levar à cegueira.
Todas as pessoas com idade entre 35 e 40 anos, ou que possuam histórico da doença na família, podem participar do mutirão. Pacientes com idade abaixo de 35 anos deverá apresentar relatório ou receita médica que comprove a doença. Os interessados devem se dirigir ao local portando cartão nacional do SUS, identidade, CPF e comprovante de residência.
Ascom/Prefeitura