O sistema de saúde em São Gonçalo dos Campos agoniza e sua população padece à espera das melhorias prometidas durante a então eleição de 2016, na qual o canditado Carlos Germano (PP) saiu vencedor, tendo como peça principal de campanha potencializar os serviços de saúde no município.
Algumas das promessas, como por exemplo - Implantar programas modernos e eficazes de saúde ampla da mulher e da criança, a exemplo do anexo Clínica da Mulher - Implantar e assegurar o acesso a serviços especializados para a terceira idade, além da construção da Casa do Idoso - Construir Policlínicas na zona rural nos povoados de Santana de Itaquari, Mercê e Magalhães - Ampliar o fornecimento de medicamentos gratuitos na rede de saúde do município - Reforma completa do hospital municipal, incluindo seu centro cirúrgico, ampliação e estruturação se quer voltaram a ser lembrados nesse 1 ano e 10 meses de governo.
Veja Plano de Governo.
A reportagem do SGAGORA esteve nesta segunda-feira, 29, no hospital municipal, que segundo a gestão passa por "reparos", e, foi constatado que não existe nenhum sinal de serviços em execução na unidade. A "obra" teve início em 5 de julho com investimento de R$ 1.162,350,71. Um milhão financiado pelo Governo do Estado e o restante contrapartida do município. O município também recebeu ano passado (2017) uma emenda de quase meio milhão de reais, destinada para compra de equipamentos. Não temos informação se já foi ou não utilizada.
 |
|
Pela parte externa conseguimos detectar apenas pequenos reparos no reboco, um canteiro de obras abandonado e sem nenhum vestígio de pessoas trabalhando. Nenhum material de obra se encontra no local. Na recepção e salão de espera nenhum reparo foi realizado, apenas foram retirados os vidros da recepção e agora tem uma escora com um pedaço de madeira segurando o teto. Essa semana surgiu a informação de um suposto furto de 1.500 telhas do hospital. Parte do hospital foi destelhado para lavar as telhas.
Não tivemos acesso às dependências da unidade - dias antes do início da "obra" nossa equipe tentou acesso para registrar as condições em que o mesmo se encontrava, e após os trabalhos comparar o (antes e depois), mas não conseguimos autorização para uma inspeção.
Pacientes relataram ao portal que é comum a falta de medicamentos, falta de respeito e ignorância por parte de alguns profissionais, como o que ocorreu com uma paciente atendida pelo
Dr. Sidney dia 3 de setembro, falta de material de higiene e etc. O mesmo ocorre também nos PSF's. Nesta terça-feira, 30, um morador do povoado de Magalhães entrou em contato com nossa equipe e criticou a unidade do povoado.
"Venho aqui fazer uma queixa sobre o posto de saúde do Magalhães, a coisa está tão feia que estão colocando copo de cafezinho para beber água, e não é só isso, como se não bastasse agora só vai ter marcação para consulta médica depois do dia 20/11. Vi o pessoal chegar lá para procurar remédios e ouvi responderem que não tem. Onde é que vamos parar nessas condições? Isto é inaceitável, nossa saúde está fazendo vergonha."
CANTEIRO DE OBRAS ABANDONADO DESDE ANTES DO PRIMEIRO TURNO DAS ELEIÇÕES
Por Sandro Araújo