O projeto institucionaliza o trabalho na rede e propõe cerca de 20 ações para que as escolas planejem quais serão desenvolvidas. Apesar de a iniciativa partir da SME, cada unidade escolar tem autonomia para escolher os autores, os gêneros e as ações realizadas ao longo do ano.
Para a secretária de educação do município, Elisabete Maciel, o maior objetivo do projeto é dinamizar a leitura. “Desde quando resolvemos implantar esse projeto, no começo da Gestão Novos Tempos, em 2017, o mês de abril se tornou um marco de abertura. Buscamos envolver a todos e formar alunos leitores. A leitura além de dar asas à imaginação possibilita um melhor aprendizado, com a interpretação de texto apurada, uma escrita de maior repertório. Para isso, estamos gradativamente ampliando o acervo literário das escolas”, destacou.
A coordenadora pedagógica do município, Edilaine Mâcedo, ressalta a alegria de fazer parte do desenvolvimento desse projeto. “É lindo ver como a partir da contação de histórias podemos encantar e atrair as crianças para o universo da leitura. Viajar pela leitura é estimular a imaginação, criatividade e concentração. Comportamentos de escuta, bem como de posicionar-se diante as histórias são oportunidades de direcionar o processo de ensino - aprendizagem de forma lúdica e colaborativa. Fico muito feliz em fazer parte de uma rede que incentiva a leitura e, mesmo diante às dificuldades sempre faz acontecer o melhor em cada sala de aula”, pontuou.
0 Comentários:
Postar um comentário