Secretaria de Educação de São Gonçalo dos Campos inicia projeto "Viajar pela Leitura" - São Gonçalo Agora

Secretaria de Educação de São Gonçalo dos Campos inicia projeto "Viajar pela Leitura"

A Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo dos Campos (SME) deu início no final deste mês de abril, ao projeto "Viajar pela Leitura" que busca atingir o público infanto-juvenil. Sabendo que a leitura dá asas a imaginação, a proposta é fomentar ações de leituras em todas as escolas da rede.

O projeto institucionaliza o trabalho na rede e propõe cerca de 20 ações para que as escolas planejem quais serão desenvolvidas. Apesar de a iniciativa partir da SME, cada unidade escolar tem autonomia para escolher os autores, os gêneros e as ações realizadas ao longo do ano.

Para a secretária de educação do município, Elisabete Maciel, o maior objetivo do projeto é dinamizar a leitura. “Desde quando resolvemos implantar esse projeto, no começo da Gestão Novos Tempos, em 2017, o mês de abril se tornou um marco de abertura. Buscamos envolver a todos e formar alunos leitores. A leitura além de dar asas à imaginação possibilita um melhor aprendizado, com a interpretação de texto apurada, uma escrita de maior repertório. Para isso, estamos gradativamente ampliando o acervo literário das escolas”, destacou.

A coordenadora pedagógica do município, Edilaine Mâcedo, ressalta a alegria de fazer parte do desenvolvimento desse projeto. “É lindo ver como a partir da contação de histórias podemos encantar e atrair as crianças para o universo da leitura. Viajar pela leitura é estimular a imaginação, criatividade e concentração. Comportamentos de escuta, bem como de posicionar-se diante as histórias são oportunidades de direcionar o processo de ensino - aprendizagem de forma lúdica e colaborativa. Fico muito feliz em fazer parte de uma rede que incentiva a leitura e, mesmo diante às dificuldades sempre faz acontecer o melhor em cada sala de aula”, pontuou.
Neste ano, o encerramento em rede do projeto de leitura ocorrerá no tradicional desfile de primavera previsto para o final do mês de setembro. No qual, sob o tema “Primavera da Leitura na Cidade Jardim” cada escola vai colocar na avenida personagens dos clássicos da literatura.

São Gonçalo Agora

0 Comentários:

Postar um comentário